Idea Rom Onlus

IDEA ROM Onlus é a primeira associação italiana de mulheres ciganas e é membro da Federação Nacional Cigana. A associação atua em Turim (Itália) nos maiores bairros de famílias ciganas na cidade. A Associação é composta por mulheres ciganas pertencentes a diferentes comunidades em Turim, algumas com experiência profissional na área da mediação cultural. Idea Rom promove formas progressivas de representação direta, formal e material de diferentes comunidades. Em 2010, a associação foi premiada com uma Medalha especial pelo Presidente da República Italiana, devido ao seu trabalho de promoção da integração social da sua comunidade. Em 2011 IDEA ONLUS ROM foi parceiro da E R.R.C. (European Roma Right Center) em Budapeste no projeto "Investigação sobre a Situação das Mulheres Ciganas em Itália". O resultado foi o relatório CEDAW à Comissão (Comité para a Eliminação da Discriminação Contra as Mulheres), que verifica periodicamente a implementação da Convenção das Nações Unidas assinada por todos os Estados signatários.

Entre os trabalhos mais importantes foram desenvolvidos alguns projetos nas áreas da educação de crianças ciganas e formação das mulheres ciganas.

 

Objetivos institucionais: promover a integração e participação ativa da população cigana na sociedade italiana e europeia, respeitando as diferentes identidades, a dignidade e os valores fundamentais da vida civilizada; obter o reconhecimento dos Ciganos como uma minoria étnica e linguística, com plenos direitos de cidadania; combater os preconceitos e todas as formas de discriminação, direta ou indiretamente, contra os Ciganos, promover a emancipação e o papel das mulheres dentro da comunidade cigana; apoiar a proteção, crescimento, educação e integração social dos jovens ciganos, promover as relações interculturais na sociedade civil, facilitando relações e interações entre indivíduos, comunidades e culturas, promovendo a compreensão, diálogo, encontro e valorização das diferenças mútuas.

 

As atividades realizadas até agora têm como alvo, principalmente, as famílias ciganas, em Turim, principalmente nas zonas norte e sul de Turim; para além destas áreas, algumas atividades realizaram-se noutras áreas comuns da cidade ou no interior de Turim (Collegno, Chieri, Moncalieri , etc ...). As famílias pertencem a diferentes comunidades (Ciganos da ex-Jugoslávia, Ciganos Romenos, piemonteses Sinti, Ciganos Abruzzo, Ciganos Calabreses e Napolitanos), eles moram em alguns parques autorizados, outros em ajuntamentos espontâneos, e outros em apartamentos ou têm vida itinerante. Uma proporção significativa de intervenções com crianças ciganas como beneficiárias foi realizada na escola primária obrigatória por mulheres jovens que compõem a própria Associação.

 

A associação conta atualmente com uma estrutura organizacional muito flexível, usando tanto o trabalho voluntário como trabalhadores assalariados, mas também beneficiando da ajuda oferecida por outras agências. A associação não tem unidades externas e não possui uma sede, usando locais que são disponibilizados gratuitamente pelo Centro Sereno Regis e pelo 6 º Distrito da cidade de Turim.

http://idearom.jimdo.com

lifelong learning

Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita

phone

Supported by the DI-XL project related with the dissemination and exploitation of LLP results through libraries

Joomla templates by Joomlashine