RWAR

RWAR – Associação de Mulheres Ciganas na Roménia, é uma ONG, apolítica, fundada em Setembro de 1996 com P.J. 164/1996 e modificada de acordo com esse estatuto com P.J. 142/2008. Está incluída no Registo da Associação e Fundação de acordo com o Certificado nº 56 / 20.06.2008. A missão da RWAR está focada no desenvolvimento e afirmação da comunidade cigana especialmente das mulheres ciganas da Roménia através de atividades e projetos de políticas sociais para benefício da minoria cigana com ênfase no desenvolvimento da qualidade de vida das mulheres ciganas da Roménia..

 

 

 Objetivos Principais

 

Desenvolvimento comunitário da comunidade cigana e Desenvolvimento do Processo, nos contextos social, económico e político dos direitos civis. Desenvolvimento das relações de cooperação e parceria com associações privadas, públicas, nacionais e internacionais com especialização na investigação e implementação do projeto social para os Ciganos.

 

Domínios de atividade:

 

1. Desenvolvimento comunitário: pesquisa, recurso humano de formação, Gestão de projetos para o desenvolvimento das mulheres ciganas.

2. Cooperação Nacional e Internacional: Cultura, Saúde, Educação, Antidiscriminação.

 

Projeto e programas realizados por RWAR nos dois últimos anos:

1.        Programas de literacia para crianças e jovens ciganos (rapazes e raparigas)

2.        Formação sobre computadores para jovens estudantes ciganos

3.        Formação de costura para mulheres ciganas tradicionais com programador financeiro

4.        Distribuição da brochura "Informação sobre Controlo de Natalidade e Planeamento Familiar"

5.        Mediador de Formação Sanitária para 20 jovens ciganos (raparigas e rapazes)

6.        "Newsletter ( Boletim informativo) de Mulheres" : RWAR publicou o primeiro exemplar da sua newsletter em Outubro de 1998. Através desta newsletter, desejamos aumentar a consciencialização e o apoio entre as instituições e organizações nacionais e internacionais para os programas e atividades que beneficiam as mulheres ciganas, as crianças e as comunidades na Roménia.

7.        "As Mulheres Ciganas são capazes": Prevenir e combater a discriminação e eliminação dos estereótipos de género. Finalidade: Promover princípios e valores de uma democracia real, desenvolver seminários, campanhas de consciencialização e informação sobre o papel da diversidade no processo de desenvolvimento de uma organização e da sociedade em geral.

8.        "Orçamento da Organização Europeia de Mulheres Ciganas" – reuniões contínuas com representantes das comunidades ciganas da Europa Central e de Leste com a finalidade de criar a Organização das Mulheres Ciganas da Europa de Leste. Temos reuniões com grupos de mulheres ciganas da Croácia, Bulgária e Macedónia e reuniremos também com mulheres ciganas da Hungria. Está programado um encontro multinacional para coincidir com a publicação da nova página web das Mulheres Ciganas e com a adesão ao Pacto de Estabilidade da Organização para a Segurança na Europa (OSCE).

9.        Organização da Conferência Internacional sobre "Políticas Públicas para as Mulheres Ciganas na Europa de Leste"

10.    A criação da primeira página web da RWAR nas primeiras redes das ONGs das mulheres ciganas no sul da Europa Ocidental

11.    Campanha de Antidiscriminação e promoção da antidiscriminação baseada na etnicidade

12.    O primeiro Centro de Informação e Aconselhamento para Mulheres Ciganas

13.    Encontro com ONGs Ciganas: “Envolvidas em programas ciganos”

14.    Formação de Mediadores de Saúde para 10 Mulheres Ciganas

15.    Comunidade de Desenvolvimento para Ciganos em parceria com a Agência Nacional para Ciganos

16.    Competição de desenho ambientalista para estudantes ciganos da Escola Geral nº30 em parceria com a Agência Nacional para a Proteção do Ambiente

17.    "Connosco, entre nós, sobre nós, mulheres". Um minilaboratório portátil equipado com equipamento ultramoderno para testes ao glaucoma, colesterol, e electrocardiograma para a comunidade cigana de Bucareste.

18.    Sessão “Prioridade de Opções, oportunidade para jovens ciganos”

19.    Emprego de mão-de-obra na comunidade cigana

20.    Encontro do Grupo Europeu das ONGs de Mulheres da Roménia

21.    “Mulheres – promotoras de desenvolvimento local”

22.    Formação de mediadores antidiscriminação para a Comunidade policial do District 2 em Bucareste.

lifelong learning

Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita

phone

Supported by the DI-XL project related with the dissemination and exploitation of LLP results through libraries

Joomla templates by Joomlashine