RWAR – Associação de Mulheres Ciganas na Roménia, é uma ONG, apolítica, fundada em Setembro de 1996 com P.J. 164/1996 e modificada de acordo com esse estatuto com P.J. 142/2008. Está incluída no Registo da Associação e Fundação de acordo com o Certificado nº 56 / 20.06.2008. A missão da RWAR está focada no desenvolvimento e afirmação da comunidade cigana especialmente das mulheres ciganas da Roménia através de atividades e projetos de políticas sociais para benefício da minoria cigana com ênfase no desenvolvimento da qualidade de vida das mulheres ciganas da Roménia..
Objetivos Principais
Desenvolvimento comunitário da comunidade cigana e Desenvolvimento do Processo, nos contextos social, económico e político dos direitos civis. Desenvolvimento das relações de cooperação e parceria com associações privadas, públicas, nacionais e internacionais com especialização na investigação e implementação do projeto social para os Ciganos.
Domínios de atividade:
1. Desenvolvimento comunitário: pesquisa, recurso humano de formação, Gestão de projetos para o desenvolvimento das mulheres ciganas.
2. Cooperação Nacional e Internacional: Cultura, Saúde, Educação, Antidiscriminação.
Projeto e programas realizados por RWAR nos dois últimos anos:
1. Programas de literacia para crianças e jovens ciganos (rapazes e raparigas)
2. Formação sobre computadores para jovens estudantes ciganos
3. Formação de costura para mulheres ciganas tradicionais com programador financeiro
4. Distribuição da brochura "Informação sobre Controlo de Natalidade e Planeamento Familiar"
5. Mediador de Formação Sanitária para 20 jovens ciganos (raparigas e rapazes)
6. "Newsletter ( Boletim informativo) de Mulheres" : RWAR publicou o primeiro exemplar da sua newsletter em Outubro de 1998. Através desta newsletter, desejamos aumentar a consciencialização e o apoio entre as instituições e organizações nacionais e internacionais para os programas e atividades que beneficiam as mulheres ciganas, as crianças e as comunidades na Roménia.
7. "As Mulheres Ciganas são capazes": Prevenir e combater a discriminação e eliminação dos estereótipos de género. Finalidade: Promover princípios e valores de uma democracia real, desenvolver seminários, campanhas de consciencialização e informação sobre o papel da diversidade no processo de desenvolvimento de uma organização e da sociedade em geral.
8. "Orçamento da Organização Europeia de Mulheres Ciganas" – reuniões contínuas com representantes das comunidades ciganas da Europa Central e de Leste com a finalidade de criar a Organização das Mulheres Ciganas da Europa de Leste. Temos reuniões com grupos de mulheres ciganas da Croácia, Bulgária e Macedónia e reuniremos também com mulheres ciganas da Hungria. Está programado um encontro multinacional para coincidir com a publicação da nova página web das Mulheres Ciganas e com a adesão ao Pacto de Estabilidade da Organização para a Segurança na Europa (OSCE).
9. Organização da Conferência Internacional sobre "Políticas Públicas para as Mulheres Ciganas na Europa de Leste"
10. A criação da primeira página web da RWAR nas primeiras redes das ONGs das mulheres ciganas no sul da Europa Ocidental
11. Campanha de Antidiscriminação e promoção da antidiscriminação baseada na etnicidade
12. O primeiro Centro de Informação e Aconselhamento para Mulheres Ciganas
13. Encontro com ONGs Ciganas: “Envolvidas em programas ciganos”
14. Formação de Mediadores de Saúde para 10 Mulheres Ciganas
15. Comunidade de Desenvolvimento para Ciganos em parceria com a Agência Nacional para Ciganos
16. Competição de desenho ambientalista para estudantes ciganos da Escola Geral nº30 em parceria com a Agência Nacional para a Proteção do Ambiente
17. "Connosco, entre nós, sobre nós, mulheres". Um minilaboratório portátil equipado com equipamento ultramoderno para testes ao glaucoma, colesterol, e electrocardiograma para a comunidade cigana de Bucareste.
18. Sessão “Prioridade de Opções, oportunidade para jovens ciganos”
19. Emprego de mão-de-obra na comunidade cigana
20. Encontro do Grupo Europeu das ONGs de Mulheres da Roménia
21. “Mulheres – promotoras de desenvolvimento local”
22. Formação de mediadores antidiscriminação para a Comunidade policial do District 2 em Bucareste.
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita